Publicado em Resenha

NA COLONIA PENAL – FRANZ KAFKA

Como todas as obras de Kafka, o livro é feito de criticas dirigidas diretamente ao sistema penal brasileiro.

Conta a história de um estrangeiro que veio a uma colõnia penal. com o objetivo de conhecer o lugar, o mesmo é levado a uma “tour” pelo então comandante do lugar, até então tudo parecia terrivel, mas ainda assim dentro do esperado pelo explorador. Até que o comandante muito animado, mostrou a então máquina propulsora da considerada “ efetividade” do sistema penal. Ao ver a máquina e como ela cruelmente executa a sentença, fica horrorizado e tenta mudar a percepção de justiça que o comandante apresenta em sua fala, e em sua defesa da máquina.

A máquina funciona da seguinte forma:  “ Consiste em uma cama na qual ficará o condenado preso, enquanto uma série complexa de engrenagens são calibradas e posteriormente, através de um rastelo e de uma série de agulhas, marca a sentença no copo da vitima. “

E assim, matando a vitima depois de tamanha monstruosidade.

Na obra como um todo, é normal que o leitor tenha ápices de revolta e identificação com o sistema apresentado no livro, em relação ao que acontece hoje em dia na justiça brasileira.

A obra é finalizada de maneira digna da preciosidade que a mesma é. O comandante que tanto defende a máquina e a considera extremament perfeita, para demonstrar sua precisão, fica na posição da vitima e acaba sendo morto pela mesma, da mesma maneira que feriu tantos foi também ferido.

          NOSSO SISTEMA PENAL É FALHO, DESUMANO E INJUSTO.  Essa foi a confirmação da certeza que tinha, as pessoas que defendem as crueldades que acontecem nele são as que mais tarde, serão suas vitimas. Tem um dito popular que representa isso muito bem “ pimenta no olho do outro é refresco”, o sistema penal só será reformulado e dignificado quando um dos que o defende for vitima de suas atrocidade corriqueiras.

Kafka é um dos meus autores favoritos. Ele é um critimo perfeito, consegue passar a realidade mais gritante com a maior das facilidades para o papel, ler Kafka é ter em um só livro, várias interpretações e inumeros aprendizados. É uma obra incrivel e digna de releituras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s